sábado, 5 de setembro de 2009

Nova revista no mercado!

Há duas semanas fui entrevistar Mônica Figueiredo, ex-diretora editorial da Revista da MTV, na casa dela. Lá tive também com Ayrton Bicudo e Alice Ferraz. Por telefone, falei com Licia Fabio, o nome mais conhecido no mundo social baiano.

Do papo, a matéria. Ainda encontre com a Annamaria, amiga (e gatíssima) que está trabalhando lá. Dia 17 é a festa delançamento. Vocês acham que eu perco? ;)

Só tive um contratempo: naquele dia, havia comprado cds da Céu, Dudu Nobre e Paul Anka, e não sei onde perdi. Perdeu, perdeu.

A matéria:

Licia: do Brasil para o Brasil
Publicação, que chega ao mercado em setembro, pretende mostrar o que de melhor o Nordeste tem
Renato Pezzotti

O Brasil olhando para o Brasil. Com esse conceito, chega neste mês ao mercado editorial a revista Licia. A publicação terá como principal objetivo explorar o Brasil um pouco além das fronteiros do eixo Rio/São Paulo, que dominam o foco de quase todas as publicações nacionais. Com direção editorial de Mônica Figueiredo, que atualmente ocupa o mesmo cargo na Editora Manchete, Licia tentará levar para todo o Brasil o que de melhor acontece no Nordeste do País. "Vamos mostrar as coisas chiques e sofisticadas, desde um boteco até o mercado de jóias, por exemplo", antecipa Mônica.

A revista nasceu de uma ideia muito antiga da sergipana Licia Fabio, um dos nomes mais conhecidos da Bahia. Licia possui uma empresa de produções e eventos com destaque por todo o Nordeste - assina, por exemplo, o camarote de Daniela Mercury no carnaval de Salvador há 13 anos e sua fetsa de réveillon é a mais conceituada da capital baiana. "O conteúdo deverá retratar a região, com tudo o que ele tem de melhor: artistas, artesanato, música. O povo em si", conta. A empresária ainda explica que teve outros convites para assinar uma revista como essa, mas que acabaram não evoluindo. "As outras regiões do Brasil, às vezes, têm dificuldade de entender coisas nossas, mais típicas. Com esse formato diferente, teremos um meio de mostrar tudo de bacana que o Nordeste tem. As pessoas têm real interesse nisso", conta a publisher da publicação.

O formato, aliás, é diferenciado mesmo. Com projeto gráfico de Sérgio Gordilho, sócio e diretor de criação da Africa, a revista terá tamanho 26 x 34,5 cm e será elaborada a partir de cinco pilares, que, com suas iniciais, formam o nome da publicação: luxo, inspiração, comportamento, inteligência e atitude. "Conhecendo Licia Fabio e seu trabalho, pensamos nessas palavras como mote para a revista", explica Mônica. Outras peças importantes do time de cerca de 20 profissionais são Ayrton Bicudo, coordenador editorial em São Paulo; Mica Araújo, coordenadora editorial de Salvador; Fatima Liberatori do Amaral; diretora de arte e as diretoras comerciais Lica Gordilho e Marcella Guimarães Valença.

A revista - que terá duas redações, uma em São Paulo e outra em Salvador -, terá três grandes blocos. O primeiro, chamado "D'Licia", será o cardápio da publicação, com notícias mais quentes sobre moda, beleza, tecnologia e comportamento. A segunda parte, "Licia", falará do personagem de capa - que será, invariavelmente, um nordestino, seja ele vivo ou morto. O primeiro número terá como destaque o cantor e compositor Carlinhos Brown. É neste ponto que a revista se diferencia. A imagem do entrevistado virá num pôster, de três páginas e, atrás dela, estará a entrevista de Licia com o personagem. A parte final, "Delírio", terá a cobertura social de festas e eventos - sempre do Sudeste e do Nordeste do País.

Com periodicidade mensal, a tiragem será de 30 mil exemplares, auditadas pelo IVC, com distribuição em bancas específicas nas grandes capitais e por mailing para formadores de opinião. A festa de lançamento está marcada para o dia 17 de setembro, em São Paulo.

Um comentário:

Daniela de Carvalho disse...

Olá Renato, trabalho em uma editora e gostaríamos de publicar um texto seu. Se puder me envie um e-mail no qual eu possa mandar todas as informações. daniela.carvalho@aymara.com.br
Muito obrigada!